ANALISANDO A POLÊMICA DO LIVRO DE BENTO XVI E DO CARDEAL SARAH

Imagem relacionada
Edward Pentin

A apresentação do livro – no qual aparece como coautor – provocou  reação contra Bento XVI. A questão é que, ao que parece, o Papa Emérito deu, pelo menos, prévia e tácita aprovação a todo o texto.

CIDADE DO VATICANO. A controvérsia a respeito do livro sobre o sacerdócio e o celibato clerical, com partes escritas por um e outro, produziu muito calor, e pouca luz.  

Resultado de imagem para cardeal sarah
Cardeal Sarah

O que sabemos sobre os fatos até agora? Vamos tentar dar uma ideia a partir de declarações do Cardeal Sarah em 14 de janeiro p.p no qual ele relata sua troca de mensagens com o pontífice emérito:

  1. Em 5 de setembro, após visitar Bento XVI em sua residência (mater Ecclesiae) pedi ao Papa Emérito pedindo-lhe que escrevesse um texto sobre o sacerdócio e, em especial, sobre o celibato.
  2. Não esperava que Bento concordasse por causa da “polêmica” que tais reflexões poderiam causar na mídia”, mas eu estava “convencido que toda a Igreja precisava deste presente” e que poderia ser publicado por ocasião do Natal.
  3. Dia 20 de setembro Bento respondeu dizendo que, na verdade, tinha começado a escrever um texto sobre o assunto e a carta do Cardeal Sarah o havia encorajado a terminar a tarefa.
  4. 12 de outubro: Bento entregou-lhe “um longo texto” que o cardeal julgou muito profundo e longo para um jornal. Assim “propôs ao papa a publicação de um livro contendo seu texto bem como o meu”.
  5. Após “várias trocas de mensagens para desenvolver o livro” ele enviou a Bento um manuscrito completo “como tínhamos decidido em conjunto” com a capa, introdução, conclusão, o texto de Bento XVI e o meu”
Resultado de imagem para cardeal sarah
Cardeal Sarah e Bento XVI
  1. Em 25 de novembro o Papa Emérito expressou sua “grande satisfação no que tange às seções preparadas em conjunto” e escreveu uma frase chave: “De minha parte o texto pode ser publicado no modo como você tinha planejado”.
  2. Dia 3 de Dezembro visitei Bento para explicar que “nosso livro” seria impresso durante os feriados de natal e colocado à venda em 15 de janeiro e que  “iria trazer-lhe o trabalho no começo de janeiro após viagem que faria à sua terra natal.

E depois?

  • Após o anúncio da publicação do livro – que apareceu primeiro no jornal francês Le Figaro em 12 de janeiro – ocorreu uma tempestade de críticas contra o cardeal e o papa emérito apresentando-os em desacordo com o  Papa Francisco. O cardeal foi criticado por ter “usado” Bento em sua empreitada. Sarah, largamente reconhecido como um homem honesto e íntegro, disse, em suas afirmações: “A polêmica que visa me prejudicar, ao dar a entender que Bento não estava informado de sua coparticipação no livro “Das profundezas de nossos corações”, é completamente desprezível”. Ele também disse que “sinceramente perdoava aos que o caluniam ou que pretendem colocá-lo em oposição ao Papa Francisco”. Minha união com Bento permanece intacta e minha filial obediência ao Papa Francisco absoluta”, escreveu.

(…)

  • Em um tweet acompanhando as cartas, o Cardeal Sarah comentou que os ataques contra ele, por ter colocado o papa Bento como coautor do livro, “procuram dar a impressão que houve mentira de minha parte”, acrescentando que essas “difamações são de excepcional gravidade”.
  • Em tweet posterior, de 14 de janeiro (já citado) ele escreveu: “Eu solenemente afirmo que Bento XVI sabia que o projeto tomaria a forma de um livro. Eu posso dizer que nós trocamos várias provas para fazer correções. Farei um pronunciamento mais detalhado esta manhã para deixar as coisas claras.
Imagem relacionada
Andrea Tornielli
  • Um elemento posterior a esta história é um comentário de Andrea Tornielli, diretor editorial do Vatican News, que escreveu em 13 de janeiro que o livro “traz a assinatura” de ambos, Bento XVI e o cardeal Sarah, também para a introdução e a conclusão. Em um texto neutro Tornielli notou que o livro tinha sido escrito “em filial obediência ao Papa Francisco” e os autores “estão procurando a verdade” em “espírito de amor pela unidade da Igreja” Ele então reiterou os pronunciamentos do Papa Francisco sobre o celibato”.
Resultado de imagem para Georg Ganswein
Georg Ganswein
  • Ainda assim, poucas horas após o pronunciamento do cardeal Sarah na manhã do dia 14, o Arcebispo Georg Ganswein disse à agência italiana ANSA: “Eu posso confirmar que esta manhã, seguindo instruções do Papa Emérito eu pedi ao Cardeal Robert Sarah que contatasse os editores e requisitasse que removessem o nome de Bento XVI como autor do livro bem como sua assinatura da introdução e da conclusão”.
  • “O Papa Emérito sabia que o cardeal estava preparando um livro e enviou-lhe um texto sobre sacerdócio autorizando-o a usá-lo como quisesse. Mas ele não aprovou um projeto de coautoria do livro e ele não tinha visto nem autorizado a capa”. Arcebispo Ganswein continuou: “É um mal-entendido que não levanta dúvidas sobre a boa fé do Cardeal Sarah”. 
  • O Cardeal então twittou: “Considerando a polêmica causada pela publicação do livro “Da profundeza de nossos corações” ficou decidido que a autoria nas futuras edições será: Cardeal Sarah, com a contribuição de Bento XVI. Contudo, o texto permanecerá absolutamente inalterado”.
Resultado de imagem para livro do cardeal sarah e bento XVI

Afinal de contas qual o grande problema com a edição do livro? Por que certos círculos liberais católicos se enfureceram? Bento XVI não imaginara que seu nome no livro causaria tanto furor? Assustou-se e decidiu distanciar-se do projeto? Será que Nicolas Diat, o editor do livro, foi precipitado em colocar Bento XVI como coautor e não tinha expresso sua prévia desaprovação?

Ou foi o arcebispo Gänswein que se sentiu pressionado pela repercussão do livro na mídia, bem como pelo Vaticano e Santa Marta (talvez via Tornielli ) que assim convenceram Bento XVI a retroceder em seu envolvimento?

(…)

Para terminar: Claravalcister lembra frase inicial de Pentim: a polêmica causou muito calor e pouca luz.

O que realmente aconteceu?

Não sabemos. O que sabemos é que a mídia católica de esquerda e os progressistas ficaram indignados com um livro que, simplesmente, defende o que sempre foi ensinado pela Igreja. Pior: consideram-no uma crítica ao Papa Francisco.

Qual a lógica? Veremos em artigo do padre do padre Raymond.J.de Souza.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário