UM TROVÃO EM CÉU SERENO

 

O momento pede mais reflexão e muito mais oração por Sua Santidade o Papa Bento XVI e pelo próximo Papa.

raio-no-vaticano-web

 Antecipando a foto da semana deste domingo: O fotógrafo Filippo Monteforte registrou na noite desta segunda-feira (11) o momento exato em que um raio atingiu a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, horas depois de o Papa Bento XVI anunciar que irá renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro. Mais cedo, o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, qualificara a renúncia de Bento XVI como “um trovão em céu sereno”.


REPERCUSSÕES DA RENÚNCIA DO PAPA EM ALGUNS PAÍSES

 1.   ITÁLIA

 opus_dei_prelado_papa

Palavras do Prelado do Opus Dei sobre Bento XVI

A Igreja sente hoje uma especial necessidade de agradecer a Bento XVI o seu rico e fecundo Magistério, e também o seu exemplo humilde e generoso de serviço à Igreja e ao mundo.

Neste momento singular da história da Igreja, os fiéis da Prelatura – sacerdotes e leigos – rezamos pela pessoa e pelas intenções de Bento XVI; e, unidos ao Papa e a toda a Igreja, pedimos ao Espírito Santo que derrame a sua graça com abundância sobre o povo de Deus e os seus Pastores.

Junto a Bento XVI invocamos especialmente a ajuda do Paráclito para o futuro Romano Pontífice.

+ D. Javier Echevarría
Prelado do Opus Dei

Publicada por Spe Deus à(s) Terça-feira, Fevereiro 12, 2013

 2.   PORTUGAL

basilica de são

Um poema do Pe. Marcelo Tenório

Nesta manhã nublada de uma Roma enternecida

 

Por que não ficas conosco, mais um pouco, a nos guiar à Verdade sem ocaso da Fé?

No ano da Fé, deixa-nos, então?
Não celebrarás conosco o amanhecer de uma Igreja restaurada por tua palavra e banhada com o sangue de teu silencioso martírio?

O Trono, a glória, os suíços – todo o teu temporal não são capazes de te prender por entre os mármores de Pedro?

Sobre ti estão os olhares da humanidade, e tu recusas o poder?

Como novo Celestino entendes a hora de descer e,
Livremente desces.

Como Bento, no nome e na graça, preferes o recolhimento na oração às glórias deste mundo, até à partida definitiva.

É próprio de quem é Grande, a descida.
Só os Grandes descem.

Com nobreza queres entregar o leme da Igreja a outro.

Reconhecendo tua fraqueza, renuncias.
Reconhecemos tua força e bradamos:
“Viva o Papa”!
O Papa que desce!

Que desce com tanta dignidade que é mais uma subida,
Que descida.
Mais demonstração de Força,
Que fraqueza.

Ó vós que sentis com a Igreja,
Olhai o papa que desce!
Que desce para o Alto!

E hoje mais do que nunca,
Em honra do Grande, do Forte e do Magno
Brademos juntos ,
Mais uma vez:
Viva o Papa que desce para o Alto!
Viva Bento XVI.

(Padre Marcelo Tenório)

Oração publicada por Fernando Sousa de Pena na página do Facebook de ‘Spe Deus’. Obrigado!

Publicada por Spe Deus à(s) Terça-feira, Fevereiro 12, 2013 1 comentário: 

Ainda PORTUGAL

UM ARTIGO DE NUNO SERRAS PEREIRA

o-papa-certo-slide

Bento XVI: a tristeza imensa de uma alegria ilimitada – por Nuno Serras Pereira

Levei várias horas a recompor-me da notícia inesperada da resignação do Papa Bento XVI. A tristeza, como que um luto abissal, que me invadiu não há palavras que a descrevam. Desde o meu noviciado, se a memória não me atraiçoa, em 1981 que os seus escritos alimentaram, confirmaram, robusteceram a minha Fé. A sua cooperação leal, corajosa e sintónica com o Santo Padre João Paulo II foi um prodigioso milagre providencial que salvou e fortaleceu a Fé e a Igreja no mundo inteiro, em especial no ocidente.

A sua admirável inteligência, a sua profundidade espiritual, a sua grandíssima coragem, a invulgar, mesmo genial, penetração teológica, o seu singular amor e fidelidade à Verdade, a extraordinária capacidade de diálogo, sem a mínima renúncia ao anúncio do Evangelho, a excepcional humildade, o seu amor inaudito por Jesus Cristo, a Sua Igreja e por todos os homens, tudo isto, e muito mais, garantem-lhe um lugar destacado na história da Igreja e, assim o creio firmemente, a futura canonização. Não há dúvidas que temos de dar muitíssimas Graças a Deus por nos ter concedido este Papa.

Mas apesar do meu intenso sentimento de orfandade, tenho a certeza firme que Bento XVI nunca teria resignado se não tivesse uma iluminação particular de Deus que o movesse a tal, para maior bem do mundo e da Igreja. Daí que a minha ilimitada melancolia se tenha transformado numa alegria imensa.

É Deus que guia a Sua Igreja. Ele providenciará para que daqui advenha um maior bem para todos.

O que agora a Igreja quer, e seguramente o Papa Bento XVI o deseja com todas as veras, é que todos os católicos rezemos ao Espírito Santo implorando-Lhe que ilumine os Cardeais eleitores para que seja escolhido aquele que Ele quer como sucessor de Pedro e Vigário de Jesus Cristo na terra.

Uma última palavra sobre este Papa e o dia que hoje vivemos. Faz hoje, dia de Nossa Senhora de Lurdes – a Imaculada Conceição -, 6 anos que a maioria dos portugueses, que foram às urnas, votou criminosa e ignobilmente a liberalização do homicídio, em forma de aborto provocado, dos mais inocentes, vulneráveis e indefesos. Desde então só ao abrigo desta “lei” infame e abominável, sem ter em conta os clandestinos que continuam a proliferar, já se dizimaram oitenta mil portugueses. Esta tragédia inominável revela com uma clareza meridiana o elevadíssimo grau de demência suicido-parricida a que chegamos. Depois espantam-se com o aumento exponencial quer de suicídios de mulheres, quer de mães que assassinam brutalmente seus filhos já nascidos para logo em seguida se matarem.

Ora neste breve Pontificado de Bento XVI – coisa que é, sabe-se lá porquê, habitualmente silenciada nas conferências, palestras e debates sobre o seu Magistério – a quantidade e alta qualidade das suas intervenções sobre a defesa da vida é verdadeiramente impressionante.

De importância semelhante são as numerosas intervenções que fez quer como Cardeal quer como Papa em defesa do Crucifixo (Crucificado) no espaço público. Por isso parece boa-ideia homenagearmos o ainda Papa Bento XVI dependurando das janelas e varandas das nossas casas o estandarte de Cristo para o Ano da Fé.

(Fonte: blogue ‘Logos’ AQUI)

Publicada por Spe Deus à(s) Segunda-feira, Fevereiro 11, 2013

3. Suiça

fraternidade são pio X

Comunicado de Imprensa da Casa Geral da Fraternidade São Pio X.

Por DICI | Tradução: Fratres in Unum.com – A Fraternidade São Pio X tomou conhecimento do repentino anúncio da renúncia do Papa Bento XVI, que se efetivará na noite de 28 de fevereiro de 2013. Apesar das diferenças doutrinais que ainda eram evidentes por ocasião das conversações teológicas realizadas entre 2009 e 2011, a Fraternidade São Pio X não se esquece que o Santo Padre teve a coragem de recordar o fato de que a Missa Tradicional nunca fora ab rogada  e de suprimir os efeitos das sanções canônicas que foram impostas aos seus bispos após a sagração de 1988. Ela não ignora a oposição que estas decisões suscitaram, obrigando o Papa a se justificar aos bispos de todo o mundo. A Fraternidade expressa sua gratidão a ele pela força e constância que demonstrou para com ela em tais difíceis circunstâncias e lhe assegura suas orações para o tempo que, doravante, ele deseja dedicar ao recolhimento.

Seguindo o seu fundador, Dom Marcel Lefebvre, a Fraternidade São Pio X reafirma seu vínculo com a Roma eterna, Mãe e Mestra da Verdade, e à Sé de Pedro. Ela reitera seu desejo de dar a sua contribuição, segundo suas condições, à resolução da grave crise que agita a Igreja. Ela reza para que, com a inspiração do Espírito Santo, os cardeais do próximo conclave possam eleger um Papa que, segundo a vontade de Deus, trabalhará para a restauração de todas as coisas em Cristo (Ef. 1:10).

Menzingen, 11 de fevereiro de 2013

na Festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário