REVELAÇÕES PARTICULARES: O DEMÔNIO E OS ATAQUES À IGREJA

Valter de Oliveira

O sonho de São João Bosco sobre as duas colunas e a visão tida por Leão XIII

Muitas pessoas que acreditam que Fátima anuncia o Reino de Maria, se apoiam também em revelações particulares. Estas tratam da crise da Igreja, de suas lutas e da vitória final do bem. É o caso do sonho de S. João Bosco  sobre as duas colunas e o debate entre Cristo e o demônio visto por Leão XIII.

Vamos sintetizar o que dizem:

O Sonho das duas colunas, de São João Bosco (1)

São João Bosco teve esse sonho em 1862. Época em que um liberalismo revolucionário radical perseguia fortemente a Igreja e o Papado.

O que ele viu?

Dom Bosco vê um mar revolto, cheio de navios inimigos que atacam uma grande embarcação — símbolo da Igreja — guiada pelo Papa. O ataque é violento: canhões, armas, e, curiosamente livros e panfletos (símbolos de erros doutrinários, ideologias e perseguições).

Nesse mar tempestuoso erguiam-se duas colunas:

Uma coluna maior que sustentava a Eucaristia. Nela estava a inscrição: “Salus Credentium” (Salvação dos crentes). 

Na coluna menor estava a Virgem Maria, com a inscrição “Auxilium Christianorum” (Auxílio dos Cristãos)

A luta entre a Igreja e seus inimigos foi duríssima. Após grande sofrimento — inclusive a morte de um Papa e a eleição de outro — o novo Papa consegue ancorar a barca da Igreja entre as duas colunas. Quando isso acontece, os navios inimigos entram em confusão, colidem entre si e afundam. O mar se acalma.

Aqui se coloca uma pergunta: A nave capitania, a do Papa, e toda a frota, haviam se distanciado das duas colunas? Tudo leva a crer que sim. Por isso um bom Papa teria que voltar a atracar toda a esquadra entre elas. Sinal que houve um afastamento geral de Deus por parte de seus filhos. Mas, felizmente, o bem prevaleceu.

O sonho de D. Bosco não fala em uma época dourada futura. Só o que é ensinado é que, em tempos de crise extrema, a salvação vem da fidelidade à Eucaristia e da devoção filial a Maria

Vamos agora à segunda revelação.

2) A visão de Leão XIII – o diálogo entre Cristo e Satanás

Em 1884, após celebrar a Missa, o Papa Leão XIII teria permanecido imóvel por alguns minutos, profundamente perturbado. Mais tarde, confidenciou ter tido uma visão ou audição mística.

Ele teria visto Satanás discutindo com Cristo. Afirmava que poderia destruir a Igreja. Só precisaria de um certo tempo.

Cristo perguntou: quanto tempo você quer?

– Mais ou menos 100 anos.

Misteriosamente Cristo teria concedido esse tempo, permitindo a ação diabólica como prova para a Igreja.

Concretamente esta provação abarcaria grande parte do século XX. O suficiente para que defensores da vinda do Reino de Maria acreditassem que a vitória final se daria ainda no século XX. Concretamente ilustravam isso com a data da vitória de Lepanto (1571) seguida da possível data da vitória futura: 19  seguida por dois números furados. Poderia ter sido, por exemplo, 1968 ou 1999. Enganaram-se. (2).

Voltemos a Leão XII. O que fez após a visão?

  • Compôs a famosa oração a São Miguel Arcanjo
  • Ordenou que fosse rezada após todas as missas rezadas (prática mantida até o Concílio Vaticano II)

Em suma era uma oração exorcística, digamos assim, para tentar ajudar os fiéis a enfrentarem as hostes infernais e evitar uma crise maior da Igreja. 

Em suma, o sonho demonstraria que haveria uma permissão divina para uma prova histórica intensa.

O avanço de toda forma de progressismo bem como a decadência moral do clero, que se tornaram cada vez mais fortes, pareciam evidentes.

O que fazer? Era o triunfo do mal? Impossível na perspectiva católica. Cristo prometeu que “as portas do inferno nunca prevaleceriam”.

Fica sempre a questão: como entender a vitória de Cristo e da Igreja? Como ver o futuro próximo?

Podemos imaginar três cenários.

  1. Uma vitória que revigore a Igreja, que aumente sua influência na sociedade de modo a manter sua perpétua luta contra o mal até o fim dos tempos
  2. Um triunfo após um grande castigo que converterá os homens e a instauração do Reino de Maria
  3. O fim dos tempos com a vinda do anticristo.

Aqui levanto uma questão teológica: A crença que haverá o Reino de Maria é conforme o magistério? Haveria, antes, durante e depois do castigo um profeta que conduziria um “resto fiel”? Santos e teólogos escreveram sobre tal possibilidade? Há perigo que esta visão seja milenarista?

Nós, católicos comuns, o que devemos pensar? O que fazer? O que é mais prudente e conforme a Santa Igreja?

O catecismo da Igreja e indicações do cardeal Ratzinger e da Congregação da Doutrina da Fé podem nos ajudar a entender melhor a questão.

Antes disso julgo melhor tentar responder após expor a visão mais apocalíptica do prof. Carlos Nougué.

Aguardem.

Notas:

  1. Sonho completo de S. João Bosco: https://www.infoans.org/pt/component/k2/item/20087-rmg-dom-bosco-sonhador-o-sonho-das-duas-colunas

Texto completo da visão de Leão XIII:

https://portalefeso.com.br/a-visao-de-leao-xiii/  –

Nele você encontra a oração a S. Miguel Arcanjo.

2. Caso queira ver a história da batalha de Lepanto clique no link:

https://padrepauloricardo.org/blog/a-batalha-de-lepanto-e-o-santo-rosario


.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário