10 MOTIVOS PELOS QUAIS SER CATÓLICO É UMA ÓTIMA ÉPOCA PARA VIVER

NOTA PRÉVIA:

Em artigos anteriores, tratando de como podemos ver a situação da Igreja e do mundo em nossos dias, explicamos o pensamento de quem, diante do enorme mal que julga ver no mundo e na Igreja, acredita que deve haver um imenso castigo à humanidade, seguido de uma imensa graça de conversão e advento do Reino de Maria; ou de quem afirme, baseado no estudo do apocalipse, que já estaríamos mergulhados nos tempos do anticristo.

Por outro lado, como foi dito no primeiro artigo da série, há católicos que, não sendo cegos para os males presentes, mostram um outro modo de ver a Igreja e o mundo. Estão sempre animados e atentos a sinais que mostram um renascimento da fé. É o que vemos no artigo abaixo, escrito por Patti Maguire. (V.O – claravalcister).

_____________________________________________________________________________________________________________

Patti Maguire Armstrong

É um ótimo momento para pertencer à única, santa, católica e apostólica Igreja, com todos os sete sacramentos, devoção a Maria e ensinamentos consistentes apoiados pelos escritos dos primeiros Padres da Igreja.

Deus protegeu a sua Igreja contra tempestades culturais e falhas individuais ao longo dos séculos, de modo que ela está aqui conosco hoje. Ao refletirmos sobre essa fortaleza espiritual em nossos dias, encontramos bênçãos especialmente singulares para o momento presente.

1. A Igreja Católica está em ascensão.

Nos últimos anos, os jovens têm aderido em massa . Algumas projeções para 2025 sugerem que essa mudança pode marcar um ponto de virada para o catolicismo americano. Globalmente, há um forte crescimento na África e na Ásia. Parece que, em muitos círculos, o catolicismo até se tornou algo na moda, prestigioso (“cool”).

2. A mídia católica lidera o caminho 

Os católicos estão contribuindo significativamente em todas as plataformas de mídia. A televisão, o rádio e os podcasts católicos estão em expansão. Há também um número crescente de influenciadores católicos que utilizam plataformas como Instagram e TikTok para compartilhar histórias de conversão e inspiração que cativam o público mais jovem. 

3. Um sacerdócio exclusivamente masculino

Ver mulheres se identificando como bispas e sacerdotisas luteranas, juntamente com uma abordagem casual e sentimental em relação a Jesus, me proporcionou uma apreciação mais profunda pelo sacerdócio católico. O artigo “ Por que Cristo não permite que Sua Igreja ordene mulheres ” explica que o próprio Jesus estabeleceu o padrão ao escolher apenas homens como apóstolos, e esse ensinamento não mudou.

Existiam sacerdotisas em religiões pagãs, então não se trata de Jesus ter sido limitado pelos costumes sociais de sua época. E, de qualquer forma, Jesus era contracultural, então esse argumento é incoerente.

O Papa São João Paulo II esclareceu que a questão estava encerrada em sua carta apostólica de 1994, Ordinatio Sacerdotalis :

” – Portanto, para que se dissipe toda dúvida quanto a uma questão de grande importância, uma questão que diz respeito à própria constituição divina da Igreja, em virtude do meu ministério de confirmação dos irmãos (cf. Lucas 22:32), declaro que a Igreja não tem qualquer autoridade para conferir a ordenação sacerdotal às mulheres e que este juízo deve ser definitivamente mantido por todos os fiéis da Igreja”. 

4. Mais exorcistas católicos

Com o aumento da necessidade de exorcismos e libertações, cresce também o número de padres que se capacitam nesse ministério. O Instituto Papa Leão XIII (1) foi criado nos Estados Unidos em 2005 para treinar padres em exorcismo e libertação.

Surpreendentemente, cerca de metade daqueles que procuram esse tipo de ajuda não são católicos — alguns até mesmo pastores de outras denominações — e reconhecem o poder do sacerdócio católico agindo na pessoa de Jesus Cristo para expulsar demônios.

Embora exorcistas relatem observar mais atividades demoníacas nos dias de hoje, o padre Vincent Lampert, exorcista da Arquidiocese de Indiana, observou em uma entrevista sobre o ocultismo e o poder de Jesus : “Não acho que o diabo tenha se tornado mais habilidoso. Acho que as pessoas hoje em dia estão mais propensas a entrar no jogo dele.”

 5. Novos Santos

Desde 2000, cerca de 1.000 santos foram canonizados, ampliando os exemplos e a inspiração para nós que ainda estamos aqui na Terra. Em outubro, sete santos foram canonizados e, em setembro, São Pier Georgio Frassati foi canonizado, oferecendo um exemplo de vivência, fé e serviço aos pobres.

6. Renascimento Eucarístico

O movimento de renovação eucarística de três anos dos bispos dos EUA teve início em junho de 2022 com o objetivo de inspirar um amor e uma compreensão mais profundos de Jesus na Eucaristia. Suas metas de reacender uma relação viva com Cristo, curar, converter e unificar os fiéis parecem estar dando frutos em muitos níveis.

7. Movimento crescente pela adoração perpétua

Essa antiga devoção — expor Jesus na Eucaristia em um ostensório para ser adorado e venerado ininterruptamente — é um movimento crescente dentro da Igreja . Um artigo recente da Associated Press destacou essa tendência de levar as almas a Jesus Cristo na Eucaristia.

8. Ordens religiosas femininas que usam hábitos estão crescendo.

Embora a Igreja tenha vivenciado um declínio geral no número de novas vocações para freiras e irmãs católicas, ordens que usam hábitos tradicionais como sinal exterior de uma identidade distinta da cultura atual estão crescendo em muitas regiões. Grupos como o Conselho das Superioras Maiores de Religiosas (CMSWR) nos EUA, cujas integrantes usam hábitos completos, estão experimentando um aumento no número de novas vocações. Muitas jovens são atraídas pelo claro senso de pertencimento e pela lembrança visual de sua consagração. 

9. Ele os criou: macho e fêmea.

O ensinamento católico sustenta que o gênero é dado por Deus e não pode ser alterado por meio de procedimentos médicos que atentem contra a dignidade do corpo humano. A Igreja, no entanto, ensina que todos possuem dignidade inerente e devem ser tratados com amor. 

Embora tenha havido alguma confusão e controvérsia sobre como isso se desenrola na prática, o ensinamento em si é claro — assim como o sacramento católico do matrimônio só pode ser entre um homem e uma mulher.

10. Adoração, não espetáculo, na missa

Guardar o domingo santificado através da participação na Missa significa participar de um ritual sagrado e solene de adoração a Deus, representando o sacrifício de Jesus na cruz. Na Missa, o foco está na comunhão com Deus e não em uma encenação ou espetáculo emocional. É uma adoração em comunidade, expressando com humildade a fé e a tradição da liturgia católica .

Ao longo de todos os 10 motivos acima, pode haver dissensão, desacordo ou falta de apoio entre leigos e até mesmo clérigos, mas a Igreja permanece firme em seus ensinamentos, abençoando-nos em todas as épocas e dando-nos a segurança de que precisamos para os tempos em que vivemos.

Deus abençoe a Igreja Católica!

Patti Maguire Armstrong é uma jornalista premiada e foi editora-chefe e coautora da série best-seller Amazing Grace . Seus livros mais recentes são a segunda edição, bem-humorada e inspiradora, de Dear God, I Don’t Get It , Dear God, You Can’t Be Serious!, What Would Monica Do? e Holy Hacks . Patti trabalhou em assistência social e administração pública antes de se dedicar à escrita freelance enquanto criava seus 10 filhos com Mark em Dakota do Norte. Siga-a no Twitter em @PattiArmstrong e leia seu blog em PattiMaguireArmstrong.com .

https://www.ncregister.com/commentaries/patti-armstrong-great-to-be-catholic

Notas:

  1. o Instituto foi oficialmente estabelecido posteriormente (por volta de 2012 em Milwaukee) para responder à necessidade de formação de exorcistas, apoiando a recomendação do Vaticano de que cada diocese tenha um sacerdote designado para esta missão.
  2. Quem leu a série completa viu três posições distintas. Em qual delas cada um de nós se encaixa? Pode haver uma mescla?
  3. Recebi mensagens de amigos tradicionalistas. Um deles continua acreditando fortemente que, se os homens não se converterem, como Nossa Senhora pediu em Fátima, vamos ter o castigo, seguido da graça da conversão e o estabelecimento do desejado reino de Maria. Acentua que a mensagem pede orações e reparações, pelos pecados atuais no mundo, e adverte sobre os perigos do avanço comunista. Um outro mudou sua posição. Crê na vitória do Imaculado Coração de Maria, mas não que teremos uma nova Cristandade. Tudo isso com base em informações que teve e do modo como interpreta a mensagem de Fáitma. Uma outra pessoa, por quem nutro admiração e carinho, fez-me algumas perguntas curiosas: -“Que bem pode haver na discussão desses pontos? As pessoas estão abertas a rever o que sempre acreditaram? Podem vir a admitir engano em suas interpretações?”
  4. Não vou responder agora a muitos questionamentos possíveis. Fique claro que o objetivo não é polemizar. Como é comum no site procuro, quando julgo conveniente, mostrar o que está ocorrendo na Igreja, em suas diferentes correntes, porque, afinal, ao católico, todas as almas importam.

Mais para a frente, sempre com a intenção de fazer bem a todos, farei uma breve comparação entre mensagens de Pio XII e Leão XIV. E, principalmente, o que o magistério e a história da Igreja podem nos ajudar nessas questões.

É o que prometi no primeiro artigo da série.

Grato pela paciência e pela compreensão

Fonte:https://www.ncregister.com/commentaries/patti-armstrong-great-to-be-catholic

18 de janeiro de 2026.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário