OPUS DEI ADIA ADOÇÃO DE NOVOS ESTATUTOS

O Papa também ordenou que o Opus Dei revisasse seus estatutos para refletir essa nova estrutura, o que deveria ser concluído durante o congresso geral.

Tyler Arnold

A prelazia pessoal Opus Dei reduziu significativamente o escopo de seu congresso geral de duas semanas que começou esta semana por causa da morte do papa Francisco dois dias antes da data da assembleia.

O objetivo era discutir a reforma dos estatutos para conformá-los ao motu proprio Ad Charisma Tuendum, do papa Francisco. A diretriz do papa cancelou a decisão do papa são João Paulo II pela qual o prelado da Opus Dei era um bispo, e, consequentemente, submeteu a prelazia ao Dicastério para o Clero, em vez do Dicastério para os Bispos.

O papa também mandou a Opus Dei revisar seus estatutos, o que deveria ser feito no congresso geral. Aprovada pelo congresso geral, a revisão teria sido então submetida à Santa Sé para aprovação.

Dom Fernando

Monsenhor Fernando Ocáriz, prelado do Opus Dei, anunciou na segunda-feira (21) que essas revisões de estatutos serão adiadas e que o congresso geral só vai se concentrar nas tarefas administrativas de renovação de cargos no Conselho Geral e na assessoria central, que são nomeados ou renovados a cada oito anos.

“As outras questões que deveriam ser tratadas no congresso… serão estudadas mais tarde. Agora é um tempo de luto, oração e unidade com toda a Igreja”, disse Ocáriz.

Ocáriz escreveu que decidiu não atrasar a renovação desses cargos porque muitos dos participantes do congresso já haviam chegado a Roma. No entanto, ele seria “reduzido ao mínimo necessário”.

“Aproveitemos esses dias para viver em comunhão com toda a Igreja no luto e nos ritos fúnebres do Santo Padre”, disse Ocáriz.

Ocáriz também emitiu uma declaração separada: “Nestes momentos de dor, juntos com toda a Igreja, dirigimos a nossa oração ao Senhor pela alma do nosso querido Papa Francisco”.

“O papa tinha uma grande fé na misericórdia de Deus e uma das principais orientações do seu pontificado foi precisamente anunciá-la aos homens e mulheres de hoje”, disse Ocáriz. “Com o seu exemplo, exortou-nos a acolher e a experimentar a misericórdia de Deus, que não se cansa de nos perdoar; e, por outro lado, a sermos misericordiosos para com os outros, como ele fez incansavelmente com tantos gestos de ternura que são parte central do seu magistério testemunhal”.

A Opus Dei também tinha previsto estudar formas de promover o seu trabalho apostólico à luz das conclusões das assembleias regionais, mas isso também foi adiado.

Tyler Arnold é repórter do National Catholic Register. Já trabalhou no site de notícias The Center Square e suas matérias foram publicadas em vários veículos, incluindo The Associated Press, National Review, The American Conservative e The Federalist

https://www.ncregister.com/cna/opus-dei-postpones-adoption-of-new-statutes

———————————–

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário