A internet é uma necessidade nos dias de hoje. Às vezes, nos leva a perder tempo, outras vezes nos leva à reflexões maravilhosas.

Um dia desses caiu em minhas mãos esse pedaço de céu, verdadeiras gotas de sabedoria que não me canso de ouvir, pensar, refletir, levar à oração. Não é apenas a voz encantadora de Keanu Reeves, ator que admiro muito, por muitas razões. Não é apenas um trecho de uma peça de Oscar Wilde. É uma vida de pensamento traduzida em palavras que levam esperança àqueles que se sentem machucados, magoados, perdidos talvez.
Os julgamentos existem, não há como fugir deles. Entretanto, se levarmos em consideração o fato de que somos “histórias inacabadas” podemos mudar o curso de nossa história quando esse não nos leva à felicidade. Cada dia é um dia a ser vivido dignamente.
Se entendermos que “os momentos mais sombrios podem ser degraus para a luz” não desistiremos da luta diária que nos leva a sair da cama mesmo quando não temos vontade nenhuma. Que nos move a escolher uma roupa bonita, um sapato que combine, um acessório que nos valorize, ainda quando gostaríamos de não tirar o pijama e esconder-nos embaixo dos cobertores para que ninguém nos visse. O ser humano, redimido pelo amor maior, é capaz de uma fortaleza que, muitas vezes, nem ele mesmo sabe que tem.
O homem que conhece a si mesmo supera-se no dia a dia. É aquele que faz um acordo consigo mesmo para sair da tristeza, porque a tristeza é aliada do inimigo. É aquele que, mesmo cansado depois de um longo dia de trabalho, vai correr, se exercitar, gastar suas energias para repor alegrias. É capaz de consolar o irmão mesmo quando ele mesmo precisaria ser consolado. Está disponível porque ama muito.
A mulher que conhece a si mesma mata um leão a cada dia, um de cada vez. Sem pressa, mas sem titubear. Levanta, oferece seu dia, escolhe a roupa, a maquiagem bem feita, o perfume ideal. Faz o que deve ainda que não tenha vontade. Simplesmente porque é forte, porque cai e levanta, porque não se abate diante das dificuldades. Está preparada porque ama muito.

Aqui faço um pequeno aparte sobre o belíssimo filme As Filhas de Marvin. Em uma cena entre as duas irmãs, filhas de Marvin, Lee (Meryl Streep) diz para sua irmã Bessie (Diane Keaton), com um pouco de inveja e ressentimento, que ela era feliz porque tinha sido muito amada. No caso, Lee imagina que Bessie era mais querida pelos pais, mais amada por ser mais presente e amorosa. Bessie, então, olha para a irmã com o olhar mais puro e diz: “Não!!!” “Eu sou feliz porque amei muito. Amei muito.”
Essa é a grande diferença entre o ser humano e os demais seres vivos. Temos inteligência, vontade e sensibilidade. Inteligência para conhecer a verdade. Vontade para querer o bem. Sensibilidade para distinguir o bom, o belo e o verdadeiro. Tudo isso nos permite decidir se ficaremos no chão ou se ousaremos nos levantar.

“A redenção é para os imperfeitos, os quebrados.” Nós fomos redimidos, resgatados por um preço muito alto. Temos o poder e a capacidade de amar, perdoar, seguir em frente, escolher entre o bem e o mal.
Cada um de nós tem importância. De cem, interessam os cem. Todos nós temos responsabilidades de ajudar a nós mesmos, em primeiro lugar, e depois, aos que nos cercam. Escolher ser uma boa pessoa todos os dias. Escolher ser melhor hoje do que ontem. É assim que se vive bem todos os dias, a vida inteira.
Fiquem agora com esse pedacinho de céu…
“Todo santo tem um passado e todo pecador tem um futuro.
Uma lembrança de que todos somos histórias inacabadas assustados pelos nossos erros e ainda assim redimidos pela esperança do que está por vir.
Sussurra que mesmo os momentos mais sombrios podem ser degraus para a luz.
Que a redenção não está reservada para os perfeitos. Não! É para os quebrados, os imperfeitos, os que caíram e ousaram se erguer novamente.
O passado não define quem você é. Ele molda você. E o futuro… É aí que você brilhará.