A FORÇA DE HEITOR, MUITO ALÉM DA PANDEMIA

O artigo que segue mostra como, por 13 anos, um menino soube enfrentar seus problemas de saúde. Foi um belo exemplo que comoveu a todos do Colégio Bosque Mananciais, em Curitiba (1).

Colégio Bosque Mananciais

31 de janeiro de 2022

Em tratamento, aluno do 7º ano dá exemplo de resiliência neste período de pandemia.

Antes da pandemia, quem via o Heitor Santos Peres, aluno do 7º ano da Unidade Bosque, andando pelos corredores do colégio, participando das aulas, subindo e descendo os degraus até a biblioteca ou a sala de informática, participando das aulas de Educação Física, nem imaginava a luta diária que o menino enfrenta desde que nasceu, há 13 anos, para cumprir suas tarefas. Ele tem anemia falciforme, uma doença congênita, diagnosticada pelo teste do pezinho, e que causa má formação nos glóbulos vermelhos do sangue.

Em função da anemia e de outras disfunções relacionadas a ela, Heitor tem que realizar transfusões mensais de sangue. “Quando está perto do período da transfusão, ele fica muito cansado. E, quando recebe o sangue, parece outra criança, não para quieto”, diverte-se a mãe, a enfermeira Simone. Ela e o marido, o militar Fábio Peres, sempre procuraram fazer com que Heitor levasse uma vida normal e encarasse o tratamento contínuo – e eventuais limitações que viessem em função dele -, com bom humor e com resiliência. “O Heitor sabe que tem que cumprir seus compromissos”, conta Fábio. Simone acrescenta: “Falar de resiliência é importante, mas nosso foco, e nosso maior valor é  a vida. Os compromissos são importantes mas o Covid nos mostra que o ser é mais importante que qualquer coisa”. 

     A família conseguiu aliar a convivência e o foco nas pessoas com o cumprimento dos compromissos apesar das dificuldades. Paciente de risco, Heitor tem que ter os cuidados multiplicados – afinal, já contabiliza mais de 20 internamentos de emergência, entre eles alguns em unidade de terapia intensiva – mas isso não significa deixar de cumprir as tarefas propostas pelo colégio. Heitor, no seu ritmo, faz todas as atividades e participa firme das tarefas em equipe. “As ideias do Heitor são bem divertidas”, anima-se o Miguel Endres, líder do grupo de estudos do qual o amigo faz parte. “Os verdadeiros heróis são aqueles que enfrentam as dificuldades com coragem, determinação e força de vontade todos os dias, como o Heitor. Tenho muito orgulho por ter sido seu professor”, diz o professor de inglês do Colégio, Caio Gimenes. 

 Aluno do Bosque Mananciais desde o 4º ano, Heitor sabe tanto do seu papel para todo o grupo que não desistiu de fazer o primeiro Simulado Digital Edros, do Sistema de Ensino Poliedro, mesmo com a data coincidindo com a sua transfusão mensal de sangue, em maio. Com o computador do pai, o menino logou no site do Poliedro, ficou muito concentrado durante cerca de três horas e meia para responder às  50 perguntas, não se importando em estar em uma cadeira, no Hemocentro, com os acessos em suas veias.

            A força de Heitor e a resiliência em realizar essa prova mesmo tendo toda a justificativa para não fazê-la foi mais um super exemplo do aluno para todos os seus amigos e professores. Valeu, Heitor! Essa foto sua realizando a avaliação Edros é um grande ensinamento para todos!

Nota:

  1. O Colégio promove uma educação personalizada e integral e é conhecida por ofertar elevado nível de ensino e educação. Não é uma escola confessional mas recebe ajuda de sacerdotes do Opus Dei que procuram desenvolver nos jovens uma verdadeira espiritualidade. Para conhecer melhor a escola acesse o link: https://www.bosquemananciais.org.br/
  •  

https://www.bosquemananciais.org.br/?area=ver_noticia&id=783&fbclid=IwAR2y-Rpw_91XmbvP2xI1cOe1vG-oeiE8WbRw5N572mS2_o_X5KgWHdXx8Kc

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta