UNIV 2021: EM CASA, MAS COM O CORAÇÃO EM ROMA

UNIV 2021 – Virtual, de vários lugares, com o coração em Roma

O UNIV 2021 se digitalizou e multiplicou por causa da pandemia. Em muitos países estão sendo realizadas atividades para viver a Semana Santa e a Páscoa em casa, mas com o coração em Roma.

A história do UNIV está ligada a Roma: o momento central deste encontro internacional de estudantes universitários costuma ser o encontro anual em Roma, para viver a Semana Santa e a Páscoa junto com o sucessor de Pedro e com a memória dos primeiros cristãos.

Em 2021, por causa da pandemia, o UNIV se digitalizou e multiplicou. Em muitos países, do Brasil ao Cazaquistão, da África do Sul à Suécia, estão sendo realizadas atividades presenciais, online ou híbridas… De acordo com as possibilidades de cada lugar.

Educação sólida na sociedade líquida

O tema escolhido pelo comitê do UNIV para 2021 é “Navegar: buscar uma formação sólida em uma sociedade líquida”, e se baseia em temas como: a convicção de que o mundo tem um sentido e que a realidade pode ser conhecida, o desafio de ser pessoas reflexivas, a importância da literatura clássica da na educação e a necessidade de mentores nos processos de transformação e educação pessoal, entre outros.

Como explicado em UnivInspire.org, “as ideias fluem continuamente à mercê das tendências e modas atuais. Nada parece estável ou permanente. Nesta sociedade líquida, o UNIV Inspire convida os jovens a ousarem alcançar uma verdade sólida”.

De Roma são promovidos webinars e conferências on-line, uma seleção de TED Talks seguidos de debates on-line, textos para leitura, etc. Um dos sites que reúne recursos para estes dias de reflexão é UnivForum.org.

NESTA SOCIEDADE LÍQUIDA, O UNIV INSPIRE CONVIDA OS JOVENS A OUSAREM ALCANÇAR UMA VERDADE SÓLIDA

Durante a semana, por exemplo, cerca de 500 jovens participam do Glocal Hack, uma experiência de aprendizado on-line. Divididos em equipes internacionais, os estudantes universitários provêm de quase 40 países. Através do estudo, diálogo e intercâmbio, elaboraram soluções locais para os desafios globais sobre o tema do UNIV deste ano.

Além disso, através do Instagram, os jovens poderão ver de perto a vida dos primeiros cristãos, verdadeiras inspirações para os católicos de hoje.

Roma no centro

Também será possível rezar virtualmente na Igreja Prelatícia de Santa Maria da Paz durante estes dias, bem como conhecer os lugares mais significativos da igreja por dentro através dos vídeos. Também será possível participar das celebrações da Semana Santa na Basílica de São Pedro, e das reuniões on-line com o Prelado do Opus Dei.

Fonte: https://www.opusdei.org/pt-br/article/univ-2021-coracao-roma/

OPUS DEI 30/03/2021

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta