MONS. FERNANDO OCÁRIZ NO QUÊNIA

A BELEZA DO FLORESCIMENTO DO CATOLICISMO NA ÁFRICA

O prelado do Opus Dei, Mons. Ocáriz, Mons. Ocáriz chegou ao aeroporto de Nairóbi no sábado, 14 de dezembro, e foi recebido pelas famílias Njai, Sibondo e Beauttah, juntamente com o vigário do prelado da África Oriental, padre Silvano Ochuodho.

Várias famílias receberam a Mons. Fernando Ocáriz no aeroporto de Nairobi
Várias famílias receberam a Mons. Fernando Ocáriz no aeroporto de Nairobi

Como em outras viagens, Mons. Ocáriz dedicará muito tempo às pessoas da Obra e amigos que participam dos meios de formação.

Na manhã seguinte visitou o Eastlands College of Technology, onde foi recebido por um grupo de estudantes. É um centro de formação profissional localizado em um dos bairros mais carentes de Nairóbi.

Na chegada, Mons. Ocáriz foi recebido por Godfrey Madig, presidente do conselho de administração. Depois de rezar alguns momentos na capela, esteve com os funcionários do centro: incentivou-os a fazer bem seu trabalho e a superar os obstáculos que possam surgir em Eastlands: “É um grande trabalho o que vocês fazem aqui”, disse antes de sair, considerando o amplo serviço social prestado por esta instituição.

(…)

Pastoral Visit to Kenya and Uganda

À tarde, o prelado teve uma reunião na Escola Kianda com as jovens que frequentam os centros Opus Dei em Quênia. Na chegada, elas cantaram “Jambo Bwana”, uma música de boas-vindas em suaíli. Mons. Ocáriz animou-as a aproveitar bem a formação espiritual que  recebem e lembrou-lhes que “com Jesus, todas vocês podem aproximar as pessoas de Deus, como os apóstolos e os santos”.

Jelina mostrou ao prelado o báculo usado pelos pais da sua comunidade (Samburu), símbolo de que são os chefes da família, que a mantêm e protegem. A jovem aproveitou a oportunidade para perguntar como demonstrar gratidão aos pais. Mons. Ocáriz respondeu que uma maneira fundamental era rezar por eles diariamente e ser agradecidos.

Na segunda-feira, 16 de dezembro  o prelado pregou em inglês na escola Kianda a um grupo de mulheres do Opus Dei. “Todas e todos podemos ser colaboradores de Deus. Isso é algo superior a nossas próprias habilidades e talentos e requer superar obstáculos internos e externos. Vamos fazer como São Josemaria: com muita fé, vamos olhar para o futuro com otimismo sobrenatural”.

Esse otimismo se fundamenta no amor de Deus por nós: “Se Deus está conosco, quem está contra nós?, diz a Escritura. Deus Pai nos deu os meios para superar nossa luta pessoal e ter frutos no nosso apostolado. Como nosso fundador costumava destacar: O único caminho é a oração: oremos! Se rezarmos constantemente, seremos capazes de ver com os olhos de Deus, vê-Lo em cada tarefa e em cada pessoa”. (…)

Dia 17,  Mons. Fernando Ocáriz conversou com 15 famílias de diferentes cidades do país, que trouxeram alguns presentes: uma escultura, livros de catecismo para crianças escritos por um dos presentes, um presépio e café queniano. Também recebeu algumas jovens que recebem formação cristã no clube juvenil Faida.

Depois, visitou Kibondeni College of Catering and Hospitality Management, um centro de formação no setor hoteleiro, que ajuda as jovens a capacitar-se profissionalmente e, assim, melhorar seu padrão de vida. Kibondeni cumpre 50 anos de atividade. Para comemorar esse aniversário, o prelado, os responsáveis pelo centro e algumas alunas, cantaram um hino a Nossa Senhora em kiswahili na capela. Sheila, uma jovem que recebeu o batismo há pouco tempo, acendeu a vela que havia recebido durante a cerimônia do batizado, enquanto Bakhita – a filha mais nova da recepcionista do colégio – deixou um buquê de flores.

O prelado, com a ajuda de Tyler e Joseph, filhos de funcionários da escola, plantou uma palmeira Thika ao lado da ermida de Nossa Senhora. Depois, todos comemoraram o aniversário com um bolo feito pelas alunas.

Nota do Claravalcister: A expansão do Catolicismo na África é razão de otimismo sobrenatural e alegria para toda a Igreja. Depende muito, como disse Mons. Ocáriz, de nossas orações. Orações para que cresçam cada vez mais na verdadeira fé e para que não sejam contaminados, como nos alerta o cardeal Sarah, por uma falsa teologia que, infelizmente, viceja no Ocidente.

A visita completa do prelado pode ser vista aqui:

https://opusdei.org/pt-br/article/viagem-pastoral-prelado-quenia-uganda/

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário