É CERTO QUE O PAPA ABRIRÁ A POSSIBILIDADE DE “ORDENAR SACERDOTES HOMENS IDÔNEOS (CASADOS)1. E RECONHECIDOS PELA COMUNIDADE” NAS DIOCESES DA AMAZÔNIA

Artigo de Il Sismografo

Resultado de imagem para sinodo da amazonia homens casadospadres

Sabe-se que o Santo Padre prepara há várias semanas o texto, muito avançado em sua redação definitiva, da Exortação Apostólica pós-sinodal anunciada no final do recente Sínodo dos Bispos dedicado à Amazônia e que provavelmente será publicada no início de fevereiro. Também se sabe que uma parte substancial da assembleia sinodal se concentrou na proposta de compensar a falta de sacerdotes nas dioceses dos 9 países sul-americanos da Amazônia, autorizando, com regulamentação processual precisa, a ordenação de diáconos casados. A proposta em questão, a nº 111 do documento final, foi aprovada com 128 votos a favor e 41 contra. Deve-se lembrar que a maioria qualificada de dois terços era de 123 votos do total de participantes com direito a voto (184).

A reportagem é publicada por Il Sismografo, 16-01-2020. A tradução é de Luisa Rabolini.

Segue aqui o parágrafo citado (dividido por nós com subtítulos que não existem no original):

Dificuldade de acesso à Eucaristia

“Muitas das comunidades eclesiais do território amazônico têm enormes dificuldades de acesso à Eucaristia. Às vezes, passam não apenas meses, mas vários anos para que um sacerdote possa regressar a uma comunidade para celebrar a Eucaristia, oferecer o sacramento da reconciliação ou ungir os doentes na comunidade”.

O dom do celibato e as vocações

“Apreciamos o celibato como dom de Deus (Sacerdotalis Caelibatus, 1) na medida em que este dom permite ao discípulo missionário, ordenado ao presbiterato, dedicar-se plenamente ao serviço do Povo Santo de Deus. Estimula a caridade pastoral e rezamos para que haja muitas vocações que vivam o sacerdócio celibatário”.

Ordem sacerdotal e disciplina do celibato

“Sabemos que essa disciplina “não é exigida pela própria natureza do sacerdócio” (PO 16), embora tenha muitas razões de conveniência. Na sua encíclica sobre o celibato sacerdotal, São Paulo VI manteve esta lei e expôs as motivações teológicas, espirituais e pastorais que a sustentam. Em 1992, a exortação pós-sinodal de São João Paulo II sobre a formação sacerdotal confirmou esta tradição na Igreja latina (PDV 29)”.

Ordenar sacerdotes homens idôneos e reconhecidos pela comunidade

“Considerando que a legítima diversidade não prejudica a comunhão e a unidade da Igreja, mas a manifesta e serve (LG 13OE 6) o que atesta a pluralidade dos ritos e disciplinas existentes, propomos estabelecer critérios e disposições por parte da autoridade competente, no âmbito da Lumen Gentium 26, para ordenar sacerdotes a homens idôneos e reconhecidos pela comunidade, que tenham um diaconato permanente fecundo e recebam uma formação adequada para o presbiterato, podendo ter uma família legitimamente constituída e estável, para sustentar a vida da comunidade cristã mediante a pregação da Palavra e a celebração dos Sacramentos nas áreas mais remotas da região amazônica. A este respeito, alguns manifestaram-se a favor de uma abordagem universal da questão”.

As análises, considerações e conclusões da maioria dos padres sinodais são, portanto, transparentes e precisas, como foi ilustrado. Como poderia ignorar o Papa Francisco, que programou esse Sínodo justamente para ouvir a opinião dos padres sínodos, uma posição que contou com o apoio de uma maioria qualificada inclusive superior ao exigido pelo regulamento?

De numerosas fontes próximas ao dossiê, resulta que o Papa Francisco, em sua Exortação, autorizará essas ordenações, exatamente como se lê no parágrafo N ° 111, sabendo que há uma fatia da hierarquia e do Povo de Deus que se opõe e não compartilha da escolha. É uma minoria respeitável, mas ainda assim um setor minoritário da Igreja. Com brandura e simpatia, o próprio pontífice lembrou isso, de acordo com o que Eugenio Scalfari relatou hoje sem ser desmentido.

Il Sismógrafo reproduz o pensamento progressista: quem defende a ortodoxia católica é oponente do pontificado (2)

Francisco também está ciente de que o argumento é usado e será usado novamente para criar divisões e tensões dentro da Igreja, assim como foram usados outros temas. Essa já se tornou a estratégia dos múltiplos oponentes do pontificado, ou seja, uma miríade de pequenos grupos e formadores de opinião, divididos entre si, que utilizam a única arma de que podem dispor facilmente: as campanhas midiáticas, organizadas com a qualidade permitida pela generosa disponibilidade dos financiadores. O último exemplo é o famigerado livro do card. Robert Sarah, com a contribuição do bispo emérito de Roma, inflacionado na França com adicional habilidade editorial e jornalística (3).

Certamente, no entanto, não será todo esse periódico estardalhaço midiático a parar o Papa Francisco e a maioria do Povo de Deus que querem percorrer esse caminho sem se deixar intimidar, mesmo quando, como nos últimos dias, se quis – mentindo – fazer passar uma matéria disciplinar como um caso doutrinário.

Notas:

  1. A palavra casado não consta do título original. Foi colocada por nosso site para maior clareza.
  2. Subtítulo colocado por claravalcister
  3. O destaque em negrito e itálico é também nosso.

http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/595682-e-certo-que-na-exortacao-apostolica-sobre-o-sinodo-pan-amazonico-o-papa-abrira-a-possibilidade-de-ordenar-sacerdotes-homens-idoneos-e-reconhecidos-pela-comunidade-nas-dioceses-da-amazonia

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário