ENCONTRO DE JIM CAVIEZEL E JOVENS CATÓLICOS

Jim Caviezel

 Jim Caviezel

O ator do filme  Paixão de Cristo: “devemos ser guerreiros prontos a arriscar nossas vidas pelo Evangelho”

Jim Caviezel aparece de surpresa em evento para a formação de jovens líderes católicos e provoca entusiasmo

Lisa Bourne

 

CHICAGO, Illinois, 4 de janeiro de 2018 ( LifeSiteNews ) – Os católicos devem estar prontos para arriscar suas vidas e reputações para derrotar o mal no mundo, disse Jim Caviezel, estrela da Paixão de Cristo, em uma reunião de estudantes universitários católicos esta semana.

Citando São Maximiliano Kolbe, Caviezel disse que a indiferença era o maior pecado do  século XX, e continua sendo no século XXI.

jim caviezel fala“Devemos sacudir essa indiferença, essa tolerância destrutiva ao mal. Mas somente nossa fé e a sabedoria de Cristo podem nos salvar “, disse ele. “Mas exige guerreiros, prontos a arriscar suas reputações, seus nomes, até nossas próprias vidas, para defender a verdade”.

“Afastem-se dessa geração corrupta”, o ator desafiou os presentes. “Sejam santos. Vocês não foram feitos para se encaixar. Você nasceram para se destacar.”

A mensagem de Caviezel, gravada  em vídeo e postada no Facebook pelo Padre Brian Buettner, Diretor de Vocações na Arquidiocese de Oklahoma City, foi recebida com entusiasmo.

Jim Caviezel como São Lucas no filme Paulo, apóstolo de Cristo

Jim Caviezel como São Lucas no filme Paulo, apóstolo de Cristo

Ele iniciou sua conversa falando de seu próximo filme Paulo, Apóstolo de Cristo, e explicou como a experiência cinematográfica mostrou-lhe que para ser grande aos olhos de Deus, primeiro devemos ser pequenos e aceitá-Lo inteiramente, permitindo que Ele nos guie.

Caviezel também falou do significado do sofrimento e criticou o mal entendido que o cristianismo seja apenas um “bate papo sobre coisas alegres”.

Não foi por acaso, disse ele, que fui chamado a participar do filme épico de Mel Gibson. Os papéis anteriores que interpretei levaram-me a ser tocado para interpretar Cristo na sua paixão.

Da mesma forma, continuou Caviezel  suas vidas não são constituídas apenas por coincidências.

“Alguns de vocês podem se sentir miseráveis ​​agora, confusos, incertos do futuro, feridos”, disse ele. “Este não é o momento de recuar ou ceder”.

jim jesusEle relatou como interpretar o papel de Cristo proporcionou uma grande provação e sofrimento para ele, incluindo aspectos físicos da flagelação e  da crucificação; de ser atingido por um raio e ter de passar por uma cirurgia de coração após mais de cinco meses de hipotermia. (2)

O ombro de Caviezel também foi deslocado ao carregar a cruz durante a filmagem, e ele continuou a resistir para terminar o filme. Isso foi como uma penitência,  disse ele.

“Quando eu estava lá na cruz eu aprendi que no Seu sofrimento estava nossa redenção”, e acrescentou: “Lembre-se que o servo não é maior do que o mestre”.

“Cada um de nós deve carregar nossa própria cruz”, Existe um preço para a nossa fé, pelas nossas liberdades”.

Afirmou que o sofrimento elevou seu desempenho no filme, “assim como faz com nossas vidas”.

Caviezel enfatizou que a ressurreição e, de fato, a nossa salvação, têm  um preço. “Alguns de nós agora, você os conhece, abraçam um falso cristianismo, onde tudo é “conversa feliz” – eu chamo isso de” Jesus feliz – e glória”

“Pessoal, houve muita dor e sofrimento antes da ressurreição“. “Seu caminho não será diferente. Então abrace sua cruz e corra em direção ao seu objetivo “.

O ator desafiou aqueles que ali estavam, a viverem publicamente sua fé.

“Eu quero que você vá para este mundo pagão“, afirmou: “quero que você tenha a coragem de entrar neste mundo pagão e expresse sua fé em público, sem “respeito humano”.

“O mundo precisa de guerreiros altivos, animados por sua fé”, acrescentou. “Guerreiros como São Paulo e São Lucas, que arriscaram seus nomes, suas reputações, para levar sua fé, seu amor por Jesus ao mundo”.

“Deus está chamando cada um de nós – cada um de vocês – para fazer grandes coisas”.

“Muitas vezes, não respondemos, rejeitamos o chamado de Deus.  Agora é o momento desta geração aceitar esse chamado e dar-se inteiramente a Ele. Primeiro você deve comprometer-se a começar a rezar, jejuar, meditar na Sagrada Escritura e levar a sério os sacramentos”.

“Hoje somos uma cultura em declínio, acrescentou, e nosso mundo inteiro está submerso no pecado. A liberdade foi substituída pela licenciosidade”.

“Afinal, em nosso país, estamos muito felizes em acompanhar a onda. Agora temos um santuário para a liberdade onde todas as escolhas são iguais, independentemente das consequências. Você acredita honestamente que esta é a verdadeira liberdade?”    

Citando o Papa São João Paulo II, Caviezel explicou como a sociedade não pode excluir a verdade e o raciocínio arraigados na moral. “Cada  geração de americanos precisa saber que a liberdade existe não para fazer o que você gosta, disse ele, mas para você ter o direito de fazer o que deve”.

“Essa é a liberdade que eu desejo a cada um de vocês: “liberdade do pecado, liberdade de suas fraquezas, liberdade dessa escravidão que o pecado faz de todos nós. Essa é a liberdade pela qual vale a pena morrer “.

O ator relembrou também cenas do filme “Coração Valente” (também de Mel Gibson) no qual o herói William Wallace pede a seus homens que não recuem perante o perigo de uma derrota. Afinal, diz ele em tom desafiador  “seus inimigos podem tirar-lhes a vida, mas nunca tomarão suas liberdades”.

Caviezel completou com outra frase da cena: “Todo homem morre, nem todo homem realmente vive”.

Você, você, você”, exclamou – apontando para os jovens no auditório. “todos nós devemos lutar por essa vida e  liberdade autênticas, meus amigos”.

“Por Deus, devemos viver, concluiu, e com o Espírito Santo como seu escudo e Cristo como sua espada, você pode se juntar a São Miguel e a todos os anjos ao enviar Lúcifer e seus asseclas ao inferno, que é o lugar que lhes pertence.”

 Notas:

1. O evento foi o SLS18 (Student Leadership Summit 2018), conferência  apoiada pela FOCUS (The Fellowship of Catholic University Students) , ocorrido de 2 a 6 de janeiro em Chicago, e orientado para formar estudantes universitários católicos para serem missionários em suas vidas, em particular no campus).

2. Veja nesta entrevista os sofrimentos que Jim passou durante a produção do filme. https://www.terra.com.br/istoegente/240/reportagens/jim_caviezel.htm.

Tradução adaptada do Lifesitenews. https://www.lifesitenews.com/news/passion-of-the-christ-actor-we-must-be-warriors-ready-to-risk-our-lives-for

Para ver a conferência original em vídeo acesse

 https://www.youtube.com/watch?v=e9z-dMQjRBE

 

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário