Reações divididas nos EUA quando o Papa apoia as uniões civis do mesmo sexo

Divided reactions in US as pope backs same-sex civil unions | WVNS
David Crary e Elana Schor

Católicos LGBTQ e seus aliados nos Estados Unidos deram as boas-vindas ao endosso do Papa Francisco às uniões civis de mesmo sexo, a primeira vez que ele o fez como pontífice, enquanto alguns membros proeminentes, incluindo um bispo, disseram na quarta-feira que ele estava contradizendo os ensinamentos da Igreja.

O bispo Thomas Tobin de Providence, Rhode Island, foi um dos primeiros líderes católicos conservadores a fazer críticas públicas.

Bispo Thomas Tobin

“A declaração do papa contradiz claramente o que tem sido o antigo ensinamento da Igreja sobre as uniões do mesmo sexo”, disse Tobin em um comunicado. “A Igreja não pode apoiar a aceitação de relacionamentos objetivamente imorais.”

Em contraste, Francis DeBernardo, do New Ways Ministry, que representa os católicos LGBTQ, saudou os comentários do papa como uma mudança “histórica” ​​para uma igreja que tem um histórico de perseguição a gays.

“Não é exagero dizer que com esta declaração o papa não apenas protegeu casais e famílias LGBTQ, mas também salvará muitas vidas LGBTQ”, disse DeBernardo.

Os comentários do papa vieram no meio de um documentário de longa-metragem, “Francesco”, que estreou na quarta-feira no Festival de Cinema de Roma.

“Os homossexuais têm o direito de pertencer a uma família. Eles são filhos de Deus ”, diz Francisco no filme. “Você não pode expulsar alguém de uma família, nem tornar sua vida miserável por isso. O que precisamos é uma lei da união civil; dessa forma, eles são legalmente cobertos. ”

O comentário veio na última volta de uma campanha eleitoral nos Estados Unidos, na qual o presidente Donald Trump e o candidato democrata Joe Biden cortejaram avidamente os eleitores católicos. Ainda não está claro se isso poderia beneficiar indiretamente Biden, cuja equipe veiculou anúncios destacando seu catolicismo ao longo da vida, mas alguns defensores da fé de tendência liberal viram muitos valores compartilhados para destacar com a mensagem de inclusão de Francisco.

Guthrie G. Fitzsimmons

“As palavras do Papa Francisco destacarão a essência inclusiva e de aceitação do cristianismo, com a qual tantas pessoas se preocupam”, disse Guthrie Graves-Fitzsimmons, pesquisador da iniciativa de fé no centro de estudos liberal do Progresso Americano.

“A maneira como os cristãos conservadores… distorcem essa mensagem de amor e justiça que Jesus proclamou” pode ter um efeito alienante, disse ele.

Carolyn Woo, ex-presidente do Catholic Relief Services e co-presidente do Catholics for Biden, disse que a ênfase de Francisco na “dignidade das pessoas”, sem quaisquer condições, se alinha bem com os valores defendidos pelos democratas.

“No geral, a plataforma democrata é: Precisamos ajudar as pessoas onde elas estão. Temos que proteger seus direitos, temos que ajudá-los a florescer”, disse ela, enfatizando a importância dos católicos usarem“ julgamento prudente em como honramos a vida ”.

Brian Burch | Penguin Random House
Brian Burch

Essa visão tem pouca influência, no entanto, com os católicos mais conservadores que já têm uma visão obscura de Biden sobre seu apoio aos direitos ao aborto, em total contraste com um ensino fundamental de sua fé.

Outro ensinamento confina a instituição do casamento a um homem e uma mulher – e isso permanece intacto, independentemente dos comentários do papa sobre as uniões do mesmo sexo, disse Brian Burch, presidente do grupo conservador CatholicVote.

Francisco “não tem poder de mudar esse ensino sobre a permanência e exclusividade do casamento”, disse Burch, acrescentando que não vê os comentários tendo “relevância explosiva” no atual clima político dos EUA.

“Os católicos que vivem em comunhão com o que a Igreja ensina entendem que o casamento está inscrito na lei da natureza”, disse Burch. “Nada pode mudar isso.”

Arcebispo Bergoglio

Anteriormente, quando era o arcebispo Jorge Mario Bergoglio de Buenos Aires, Francisco endossou a união civil para casais do mesmo sexo como alternativa ao casamento, mas nunca se manifestou publicamente a favor dessas uniões como papa, como também  não o fez  nenhum pontífice anterior.

O reverendo James Martin (1), um padre jesuíta proeminente que defendeu uma maior inclusão LGBTQ na igreja, considerou os comentários importantes.

“Primeiro, ele os está dizendo como Papa, não arcebispo de Buenos Aires”, escreveu Martin. “Em segundo lugar, ele está claramente apoiando, não simplesmente tolerando, as uniões civis. Terceiro, ele está dizendo isso para a câmera, não em particular. Histórico.”

Mas o reverendo Donald Paul Sullins, um professor conservador de sociologia da Universidade Católica da América, disse que eles “contradizem diretamente o ensino mais recente da Igreja Católica sobre o assunto”.

São João Paulo II e o Santo Rosário | Cléofas

Ele citou um documento do Vaticano de 2003, aprovado por São João Paulo II, que diz: “A Igreja ensina que o respeito pelas pessoas homossexuais não pode levar de forma alguma à aprovação do comportamento homossexual ou ao reconhecimento legal das uniões homossexuais”.

No entanto, as pesquisas indicam que muitos católicos leigos estão aceitando mais os direitos LGTBQ, apesar de tais ensinamentos. Cerca de 6 em cada 10 católicos apoiaram proteções do governo que impediriam a discriminação contra pessoas LGBTQ em locais de trabalho, habitação e escolas, de acordo com uma pesquisa de dezembro do The Associated Press-NORC Center for Public Affairs Research.

“Essas palavras do papa inflamarão muitos da direita católica … mas serão um bálsamo para a vasta maioria dos católicos e, ouso dizer, para os pastores”, disse David Gibson, diretor do Centro de Religião e Cultura da Universidade Fordham. “Eles não querem se envolver nessas terríveis batalhas de guerra cultural, especialmente porque os gays católicos não são abstrações – eles estão em suas casas, parte de suas famílias e parte de suas paróquias.”

As observações de Francisco parecem minar as políticas de algumas instituições católicas que proíbem os funcionários de se casarem com pessoas do mesmo sexo.

Natalia Imperatori-Lee, professora de estudos religiosos do Manhattan College, expressou esperança de que os comentários do papa “levem as instituições católicas a pararem de demitir professores, catequistas, ministros de música e outros que fazem parte da comunidade LGBTQ e uma parte vital da comunidade católica também.”

A maior denominação protestante nos Estados Unidos, a Convenção Batista do Sul, compartilha da oposição oficial da Igreja Católica ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e às uniões civis, e vários de seus líderes também criticaram Francisco.

Professores – Curso Fiel de Liderança
Reverendo Al Mohler

Os comentários “revelam outro sinal da imprudência deste papado e demonstra o enfraquecimento da verdade, doutrina e lógica moral de sua própria igreja”, disse o reverendo Al Mohler, presidente do Southern Baptist Theological Seminary.

“Dada a influência da igreja (católica) em todo o mundo”, continuou Mohler, “ela enfraquecerá o testemunho cristão sobre o casamento, a sexualidade e o gênero de acordo com a vontade de Deus e a Palavra de Deus”.

Nota 1. James Martin é importante jesuíta americano famoso por defender mudanças na Igreja em relação aos homossexuais. O Papa o recebeu em 2019 o que causou tristeza nos meios conservadores. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/593042-o-papa-francisco-recebe-o-jesuita-norte-americano-que-e-referencia-das-pessoas-lgbt-e-explode-a-polemica.

A cobertura religiosa da Associated Press recebe apoio da Lilly Endowment por meio da Religion News Foundation. O AP é o único responsável por este conteúdo.

https://apnews.com/article/relationships-rhode-island-civil-unions-providence-pope-francis-a2326069ab177719eba12a41d8019046

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário